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Arquitetos: rdl arquitectos
- Área: 1475 m²
- Ano: 2012
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Fotografias:Marc Capilla Llop
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inicialmente, a escola foi formada por três corpos sem conexão entre eles. Um edifício principal, térreo no subsolo e dois pisos superiores. Um segundo volume, o bloco de sala de aula, uma única planta, também no porão, e uma pequena fiada. Apenas uma entrada estreita, a partir da praça gerada pela igreja de Sant Medir, permitiu à toda a infância, o acesso à escola. A proposta inclui a demolição do bloco de salas de aula e os níveis, a escavação do terreno e a construção de um novo edifício que abriga o programa de expansão inteiro, que fica ligado ao edifício existente ao nível do piso térreo. Isto simplifica o acesso ao edifício antigo com uma instalação de elevador, para organizando a relação entre o edifício e seu perímetro, gerando novos espaços de brincar, estar e interação e, finalmente, cria uma nova entrada acessível na rua quintal, com menos tráfego.
O edifício principal (PB +2) é reabilitado, cavando seu perímetro, transformando o porão no térreo, fazendo novas melhorias para cumprir as regras conforme a necessidade, e para se conectar com o novo edifício, ao nível do piso térreo. Este piso térreo também é reformado totalmente para alcançar a sua ligação com o novo. Os dois andares superiores são reabilitados apenas ligeiramente, corrigindo seus principais defeitos e unificando com o resto. Na parte dos fundos do edifício antigo, uma nova peça de comunicação é adicionada, incorporando um elevador e uma escada de emergência, para melhorar a circulação geral do conjunto e adaptá-lo, com as normas vigentes. Nesta peça, seis salas de aulas primárias, salas de aula de música e artes, sala do diretor, a administração, sala dos professores, banheiros e sala de aquecimento, estão localizadas todas elas.
O novo edifício localizado no pátio interior do bloco, ligeiramente enterrado, é construído de acordo com a altura estabelecida regulamentada e minimiza o impacto visual e físico no seu ambiente imediato, mas também permitindo que o edifício seja iluminado facilmente com luz natural. Ocupando toda a área possível permitida pela gestão existente, mas sempre respeitando distâncias mínimas dos edifícios do perímetro. Uma vez estabelecidos os seus limites, o edifício é desenvolvido de forma consistente, a partir do confronto entre a formalização, a construção, o tempo de construção e o custo. Abriga quatro salas de aula de ESO, oficina, laboratório, sala de aula do grupo, a cozinha com a sala de jantar / sala polivalente, dois lobbies e banheiros. Sobre o telhado, foi colocada uma área de lazer e quadra de esportes com acesso através de uma rampa do lado do pátio, e uma ponte de passagem do primeiro andar do edifício existente.
A nova construção se suporta em uma laje de concreto de 50 centímetros de espessura, com uma estrutura mista de paredes de concreto (nas fachadas) e estruturas metálicas paralelas (no interior), facilita a utilização de um sistema industrializado no telhado, que torna muito fácil a sua construção, encurtando o tempo de trabalho e os inconvenientes para os vizinhos, este aspecto tem sido levado muito em conta em todo o processo, à medida que trabalhamos em um bloco difícil do edifício interior. Inicialmente, as paredes de fachada e telhados foram pré-moldados de concreto, com seu acabamento aparente. No local, as paredes onde houveram mudanças, o concreto foi executado "in situ", a 30 cm de espessura, com o seu lado externo aparente. No telhado nós reutilizados lajes de concreto, de blocos de telhados de salas de aula demolidos, e onde completaram com novas lajes alveolares de concreto, de 20 cm de espessura e 120 cm de largura, deixando todos aparentes, em sua parte inferior.
O sistema de cobertura invertida é resolvido colocando primeiro a membrana de impermeabilização, contínua, elástica, poliuretano, MAXELASTIC tipo Pur, aplicado diretamente sobre a laje. Sobre ela é colocado um duplo isolamento de poliestireno extrudido em placas rígidas. A cobertura termina com um piso de concreto derramado em massa "in situ", acabamento semi-polido com pó e corante de quartzo. Criamos um piso alto, tipo ", cavidades", formado por placas de polipropileno 75 x 50 cm e 50 cm de altura, com uma camada de compressão de 5 cm. Um sistema de aquecimento é instalado por cima, com polietileno reticular multitubular, e finalmente, coberto por um pavimento de concreto derramado "in situ", todo colorido, e um acabamento polido emaranhado
Esta câmara criou, ventilação e isolamento da laje provenientes de umidade do solo. Também permite a passagem e distribuição de todas as instalações do edifício, especialmente o complexo e volumoso sistema de ventilação, exigido nas escolas hoje em dia, pelos novos regulamentos. Paredes de concreto e estrutura nas salas de aula, são dobrados com gesso à prova de fogo. Em vez disso, as partições e fachadas perpendiculares às paredes de concreto, são sempre translúcidas, construídas com um sistema misto semi-pré-fabricado, utilizando U-Glass + carpintaria. Isso permite ir melhorando e aumentando naturalmente, a iluminação dentro do prédio, atingindo profundamente no interior, embora o edifício esteja parcialmente enterrado e rodeado por outros edifícios de altura considerável.
Na fachada, o sistema consiste em um pedaço de dois lados do U-GLASS, 262/41/6, com câmara de ar vertical intermediária, dentro do isolamento translúcido rígido, tipo Mx Moniflex A6 de 30 mm de espessura, todos montados em perfis de alumínio, que incorporam-se a módulos pré-montados de carpintaria, alumínio anodizado prata, e ruptura de ponte térmica. No interior, no entanto, o sistema de particionamento ou espaços subdividiveis é composto com um pedaço de dois lados do U-GLASS, 262/41/6, só com uma câmara de ar, na seção de alumínio, para módulos de madeira pré-montados incorporados, compensado, total de 8 cm de espessura, com portas duplas articuladas.
Todos os acabamentos e sistemas construtivos utilizados no novo edifício são incorporados no piso térreo do edifício existente e podem ser fornecidos para os andares superiores, buscando unificar ambos os edifícios e transformá-los em um só.